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15 Benefícios do Yoga para o corpo e para a mente


1 - Melhora a flexibilidade

O aumento da flexibilidade é um dos benefícios mais óbvios do Yoga. Durante a sua primeira aula você provavelmente não vai conseguir tocar seus dedões, mas não se preocupe.

Com o tempo você vai notar uma melhora gradual, e eventualmente, poses que eram impossíveis de fazer vão ser realidade na sua vida.

Ao mesmo tempo você também vai notar que algumas dores vão desaparecer. Não é coincidência. O Yoga tem o poder de ensinar à sua mente como conectar diferentes músculos, para que seu corpo trabalhe em sinergia.

Quer um exemplo?

Quadris travados podem exigir muito da articulação do joelho, levando ao desalinhamento dos músculos da coxa e dos ossos da perna.

E daí esses problemas na coxa trazem dores na lombar, que causam dores nas costas. Está tudo conectado.

Além disso, a falta de flexibilidade em outros tecidos, como ligamentos, pode causar uma postura ruim.

Dá pra ver como uma coisa leva a outra?

2 - Constrói músculos fortes

Ter músculos fortes é muito mais importante do que ter uma boa aparência. Eles nos protegem de doenças como artrite e dor nas costas, além de prevenir queda em idosos, uma das grandes causas de morte nessa idade.

Quando você constrói seus músculos através da Yoga, balanceia esse ganho com o aumento de flexibilidade. Se você fizesse isso na academia provavelmente construiria músculos às custas da sua flexibilidade.

3 - Melhora a postura

Imagine sua cabeça como uma bola de boliche – redonda, grande e pesada. Quando ela está alinhada à coluna vertebral, seu pescoço e suas costas não vão ter problemas para suportá-la.

No entanto, se você se mantiver alguns centímetros para frente vai tensionar esses músculos. 12 horas ao dia segurando essa bola de boliche e você ainda se pergunta o motivo de estar cansado e dolorido…

E se isso piorar, seu corpo compensa desalinhando outros músculos e principalmente a coluna vertebral, o que pode causar mais dores e doenças incuráveis, como a artrite reumatoide.

O Yoga ajuda te dando uma maior consciência corporal e melhorando sua postura no dia a dia.

Toda vez que você pratica Yoga, leva suas articulações ao máximo do movimento que elas podem fazer.

Isso previne a artrite porque faz o liquido sinovial(que nutre a articulação) fluir, diminuindo o atrito entre cartilagens e ossos.

A cartilagem é como uma esponja: recebe nutrientes novos quando é apertada, empurrada, usada. Sem esses nutrientes, o atrito aumenta podendo chegar até os ossos…nessa hora você vai saber o que é dor de verdade.

4 - Faz você mais feliz

Triste? Tente uma posição de Yoga!

Estudos descobriram que a pratica constante de Yoga combate a depressãoao elevar os níveis de serotonina e diminuir o cortisol sanguíneo.

O professor Richard Davidson, da Universidade de Wisconsin, constatou que os iogues tem uma maior atividade do córtex pré-frontal, que é relacionado a felicidade e a função imunológica.

5 - Diminui o açúcar no sangue

O Yoga ajuda a controlar o açúcar no sangue e a diminuir o LDL, o colesterol ruim, enquanto aumenta o HDL, o colesterol bom.

Pessoas com diabetes acham no Yoga uma forma de prevenção: por abaixar os níveis de adrenalina e cortisol, auxiliar na perda de peso e na sensibilidade aos efeitos da insulina. Controlar os níveis de açúcar sanguíneo também contribui para diminuir o risco de ataque cardíaco, falha renal e até cegueira.

6 - Mantém você focado

Um componente importante do Yoga é manter você focado no presente. Estudos descobriram que o Yoga pode melhorar a coordenação motora, o tempo de reação, a memória e até mesmo seu QI.

Praticantes de meditação se mostraram excelentes solucionadores de problemas, além de reter mais informação. Provavelmente estavam menos distraídos por outros pensamentos e focados na tarefa que tinham pela frente.

7 - Melhora o equilíbrio

O Yoga é capaz de aumentar sua propriocepção, que nada mais é a consciência de sentir seu corpo em relação ao espaço.

Pessoas com a postura torta e movimentos debilitados geralmente tem uma propriocepção ruim, o que pode estar atrelado a problemas no joelho e nas costas.

Mais equilíbrio = menos quedas, o que para idosos se traduz em independência de cuidados de enfermeiras ou asilos. Para as outras pessoas, isso pode ser visto nas aulas, com uma facilidade para fazer poses mais desafiadores, como a da árvore.

8 - Melhorar a tensão em seus membros

Você já se pegou usando seu celular, dirigindo ou até mesmo olhando pra tela do computador com o corpo todo tenso?

Esse hábito inconsciente pode levar a uma tensão crônica e um cansaço muscular de pulsos, braços, ombros, pescoço e até mesmo na face, o que gera um estresse muito grande. A pratica de Yoga te mostra onde você segura essa tensão e te ajuda a dissipá-la. Para músculos maiores, como quadríceps e trapézio talvez leve mais algum tempo pra isso acontecer.

9 - Maior qualidade do sono

Você não quer sobrecarregar seu sistema nervoso com exercícios muito intensos, certo?

O Yoga pode aliviar a correria da vida moderna. Um dos benefícios estudados do Yoga é a melhora na qualidade do sono, justamente por esse maior controle do sistema nervoso.

10 - Turbina seu sistema imunológico

As poses e a respiração provavelmente também ajudam a aumentar a função imunológica, mas até agora a meditação é quem tem o maior efeito sobre ela, de acordo com a ciência.

O corpo pode ou aumentar seus anticorpos, em doenças normais, ou os diminuir como em doenças autoimunes como a psoríase.

11 - Acalma sua mente

Quer uma mente mais calma? Yoga é a solução.

Frustrações, arrependimentos, raiva e medo estão associados ao estresse, assim como enxaquecas, insônia, lúpus, hipertensão e ataques cardíacos. Aprenda a combater isso com uma mente mais calma e viva mais e melhor.

12 - Melhora sua autoestima

Baixa autoestima é um problema comum. Se você não souber lidar com isso acaba caindo em vícios, ou então comendo e trabalhando demais e dormindo de menos, e aí vai pagar o preço com a sua saúde mental, física e espiritual.

Pratique Yoga.

No começo você vai sentir lampejos de melhora, e com o tempo sua visão dos problemas se expande, dando mais clareza às suas decisões.

Se você praticar regularmente e levar a sério(não só como exercício), você pode chegar ao que os iogues chamam de autoconhecimento e experimentar sentimentos bons como empatia, gratidão e o perdão.

13 - Diminui as dores

De acordo com vários estudos, a combinação de poses e meditação reduz dor em pessoas com artrite, problemas nas costas, fibromialgia, síndrome do túnel carpal ( problema na mão) e outras doenças crônicas. Quando você alivia essas dores seu humor melhora e você está menos propenso a utilizar remédios.

14 - Yoga = autoconhecimento do corpo

Pare, respire, sinta: é o Yoga entrando em sua vida e te deixando mais consciente. Assim fica mais fácil descontruir problemas e afastar emoções ruins como raiva e medo. Estudos sugerem que esses sentimentos estão ligados a distúrbios como diabetes, colesterol elevado e ataques cardíacos.

O Yoga diminui essa raiva, despertando sentimentos como compaixão e acalmando a mente e o sistema nervoso. Também aumenta a capacidade de olhar para sua própria vida sem fazer drama, e assim você pode tomar decisões firmes ou até mesmo absorver más noticias e acontecimentos ruins com a cabeça erguida.

15 - Te ajuda a cuidar de você mesmo

Na medicina convencional, a maioria dos pacientes são passivos no processo de cura. No Yoga, tudo o que você faz é decisivo. A pratica te dá ferramentas para mudar, e você talvez se sinta melhor já na primeira sessão.

Isso gera um vício do bem, o que resulta em três coisas: você se cuida mais, percebe que tem poder sobre o processo(quando está doente) e daí surge a esperança. E a esperança em si ajuda a curar.

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Santana de Parnaíba - SP, Brasil

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